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18 ferramentas que vão facilitar seu trabalho com digital

Quando você é uma pequena agência, freelancer ou está começando seu negócio, é bem complicado ter verba para contratar todas aquelas ferramentas maravilhosas que custam centenas de dólares. E quando você é uma pessoa que faz tudo, essa possibilidade se torna ainda mais distante.

Mas hoje em dia temos a disposição centenas de sites, apps e ferramentas free, trial ou com baixo investimento que podem ajudar o nosso trabalho no dia-a-dia, ajudando nas tarefas e otimizando nosso tempo.

Vou listar hoje 18 ferramentas que já usamos por aqui em algum momento e que nos ajudam a gerar conteúdo, medir resultados, entre outras coisas.

Mail Tester

Para quem envia email marketing, o Mail Tester é uma mão na roda. Ele te dá uma pontuação e te fala o que você precisa melhorar para alcançar a caixa de entrada das pessoas e ter mais chances de ter um bom desempenho.

Tem muito html e pouco texto? Tem tags que foram abertas e não foram fechadas? Seu IP está na blacklist? Seu email não está autenticado? Ele vai te contar tudo.

Basta entrar no site, pegar o email que eles vão gerar, mandar um email de teste para eles e pronto. Super simples e gratuito!

Bit.ly

O Bit.ly não é nenhuma super grande descoberta, mas muita gente esquece de usá-lo no dia-a-dia. Basicamente, ele pega aquela url gigante, como por exemplo, http://www.mediaeducation.com.br/blog/8-sites-essenciais-para-quem-trabalha-com-social-media-e-digital/ e transforma em algo menor, como http://bit.ly/2vnpif6.

Mas o grande lance é saber o número de cliques no link. Ou seja, você vai fazer uma promoção e quer saber exatamente quantas pessoas clicaram no link do concurso? O Bit.ly te ajuda nisso. É só colar no browser a URL encurtada e acrescentar um “+” no final pra ver a quantidade total de cliques que o link recebeu, assim: http://bit.ly/2vnpif6+

BuzzSumo

Precisa buscar novas referências de conteúdo na sua área? O BuzzSumo te ajuda nisso. Ele é uma ferramenta paga, mas você consegue fazer algumas buscas gratuitas (ele gera menos resultados no caso).

Coloque um tópico lá, escolha o período (últimas horas, por exemplo) e pronto, ele te trará tópicos que estão bombando por aí. Ele também te ajuda a achar influenciadores nestes nichos. Quer saber quem engaja melhor no tópico “social media”? Ele te conta. A ferramenta tem vários filtros simples de serem usados que te ajudam a chegar a um resultado mais certeiro.

Canva

Muitas vezes precisamos fazer uma imagem boba. Um fundo com um texto, por exemplo. Mas e se não soubermos usar o Photoshop? O Canva é um site gratuito que te ajuda a criar imagens para redes sociais sem precisar aprender nada de ferramenta ou design. Ele já tem dezenas de imagens nas medidas corretas de cada rede social, fontes, cores e inclusive inspirações. Basta fazer sua imagem e exportar. Simples assim!

Adobe Spark

O Adobe Spark é consideravelmente similar ao Canva. Ele te ajuda a criar imagens para suas redes sociais sem precisar entender de Photoshop e afins. Basta se cadastrar, subir suas imagens, adicionar textos e efeitos e exportar.

PicMonkey

Ok, mas e se você quiser melhorar uma imagem para usar no Canva? O PicMoney é a solução.

Você tem uma imagem legal, mas precisa de um trato? Está um pouco apagada, ou escura? O PicMonkey é um Photoshop online com as funções principais e mais úteis para pessoas comuns, como nós. Então, você se sente menos intimidado e consegue fazer uma edição básica rapidamente. Excelente para editar aquelas fotos para sua página no Facebook.

Mention

Quer saber o que estão falando da sua marca sem precisar contratar uma ferramenta cara de monitoramento e ainda contratar um bom analista? O Mention te ajuda.

Ele vai te avisar de cada menção que ele achar por aí. Ótimo para quando você faz uma campanha e quer descobrir como está indo o buzz. Para marcas pequenas e com baixo volume de citações é uma ótima ferramenta e com custo acessível.

Display Purposes

Precisa achar as melhores hashtags para seu Instagram? Então use o Display Purposes. Coloque uma hashtag com o tema do seu post e ele vai te trazer outras relacionadas, mostrando ainda a popularidade de cada uma delas. Ele também te conta quais estão banidas ou são perigosas. Super útil. Chega de colocar uma a uma “na mão” e adivinhar quais são boas e engajam!.

PicFlow

Quer fazer aquele post legal no Instagram mas não tem uma equipe técnica a disposição? O PicFlow cria videos animados em formato slideshow facilmente. É muito fácil mesmo. Selecione as fotos e quanto tempo cada uma vai aparecer, escolha a trilha e pronto. Mão na roda!

CoSchedule Headline Analyzer

Essa ferramenta te ajuda a saber se seu título está interessante e funcional. Serve para email marketing e blog. O título tem que ser escrito em inglês, mas vale a pena, pois o sistema te retorna quais palavras são fortes, emocionais, comuns e etc, te ajudando a criar títulos que vão chamar mais a atenção dos leitores.

Asana

Uma hora precisaremos colocar várias tarefas e demandá-las para alguém em um projeto pequeno. O Asana é perfeito para estas situações. É um dos gerenciadores de tarefas mais conhecidos do mercado. Fácil de usar, leve e você pode trazer sua equipe para o sistema sem pagar nada (no caso ele tem limitação de algumas funções, mas nada que prejudique usar a ferramenta).

InstaRepost

Uma das formas mais simples de gerar conteúdo e engajamento no Instagram é repostar fotos de fãs e clientes. O problema é que o Instagram não tem essa função. Mas o InstaRepost que é gratuito pode fazer isso por vocês facilmente. Quando você instala a ferramenta, ela se conecta ao próprio Instagram e basta você apertar um botãozinho e pronto, você fez um repost em segundos e vai gerar bom conteúdo!

Navegg

Já mencionamos o Navegg por aqui, mas vale a pena citar novamente. O Navegg é um site que te ajuda a entender melhor o perfil do seu usuário. Ele te retorna o tipo de sites que seu público frequenta, por exemplo. Com essa informação você pode melhorar sua estratégia de segmentação no Facebook ou Google. Ele também traz idade, entre diversos dados que outras ferramentas como Google Analytics não traz para você.

SumAll

Essa ferramenta traz insights sobre seus seguidores nas principais redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn). Ótimo pra entender mais profundamente o comportamento do seu público e ajudar no planejamento da próxima campanha!

Hootsuite

Não tem como deixar o Hootsuite fora de qualquer lista sobre ferramentas gratuitas, né?

Ele é um gerenciador de conteúdo, ou seja, você pode agendar todos seus posts nas principais redes sociais. Além disso, ainda te traz alguns dados de monitoramento básico, assim você começa a tomar decisões mais estratégicas.

Emojipedia

Precisa achar um emoji específico para seu post? O Emojipedia te ajuda nessa função. Basta colocar alguma palavra relacionada ao que você precisa e ele te retorna dezenas de emojis similares. Aí e só copiar e colar no seu post!

Todobook

Todo mundo tem aqueles momentos procrastinadores, mas se você usa o Chrome talvez tenhamos uma solução bacana para você. Instale a extensão Todobook e ele vai substituir sua timeline por uma lista de tarefas que você tem que terminar. Ou seja, cada vez que você tentar ler o FB, ele vai te jogar na cara o que você ainda tem que fazer! Aí fica difícil não voltar ao foco, né?

Loom

Precisa gravar um webinar ou algum video para distribuir? O Loom, basicamente, grava todo seu video e em seguida gera um link para você. Você pode usar isso para gravar um webinar, um video resposta a algum email técnico, ou mesmo se estiver viajando e quiser mandar um video para alguém ver quando acordar.

Estas são apenas algumas ferramentas boas que estão disponíveis hoje no mercado. Com certeza existem muitas outras e adorariamos ouvir a dica de vocês. Quer indicar alguma? Comente aqui em baixo então!

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Author

Alexandre Formagio

Experience Director da Media Education, viajante (praticamente) profissional, sonhador, techno lover e criativo nas horas mais inusitadas da vida!


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