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4 etapas para economizar e fazer certo com seu email marketing

Já ouvi muitos comentários que email marketing morreu. Eu discordo. Nunca ouvi tanta gente falando sobre assinar newsletter, receber curadoria de notícias por email, comprar coisas na Amazon através das recomendações por email, vendas de grandes marcas se sustentarem através de email marketing, entre outras coisas.

A diferença é que agora estamos cada dia mais seletivos e sempre em busca do botão “descadastrar” ou “marcar como Spam” caso a empresa não atinja as nossas expectativas.

Para quem trabalha com email marketing hoje existem duas boas oportunidades para se aproveitar:

  1. Crise – As pessoas querem economizar e comprar o certo
  2. Tempo – A cada dia temos menos tempo disponível

Com isso o email torna-se uma ferramenta essencial e muitas vezes desprezada por muitos que buscam estar presentes apenas no Facebook (ads), por exemplo. Isso é bom e ruim. Ruim porque caí na velha história de colocar todos os ovos na mesma cesta. Bom porque muitas empresas deixam de dar a devida atenção a outras plataformas e estratégias.

Para quem quer começar em email marketing ou quer melhorar suas estratégias, vou listar alguns pontos abaixo que com certeza poderão ajudar a aprimorar seus resultados.

0 – Conferindo configurações básicas para o email marketing

Isso mesmo: ação zero. Ou seja: antes mesmo de qualquer ação que você imaginar, primeiro faça as checagens e configurações básicas:

Sem isso sua entrega será baixíssima. A maioria dos itens citados demoram menos do que 5 minutos para serem feitos e vão fazer 100% de diferença na sua entrega.

1 – Higienize sua lista de emails

Você já deve ter estratégias para gerar leads, seja juntando os emails de contato, formulário de newsletter, cadastro em suas atividades e por aí vai. Se sua base está parada há algum tempo, antes de fazer qualquer disparo faça uma limpeza na sua base.

Existem serviços como o Huboco que faz isso. Você paga um valor, sobe sua lista e ele testa email por email e te retorna quais são saudáveis e funcionais. Mas por que fazer isso? Pois quando você tem muitos emails dando erro, como emails inválidos porque a pessoa saiu da empresa, ou a caixa de entrada está cheia, entre outros, sua reputação caí e sua entrega começa a ser prejudicada.

Além disso, vale a pena você rever sua política de descadastramento. Muitas vezes insistimos em enviar email para toda a base e com o passar do tempo percebemos que tem pessoas que não abrem email há meses. Elas estão ajudando a diminuir a porcentagem de taxa de abertura, além de custarem dinheiro para nossos disparos.

Imagine que você tenha um mailing de 10.000 pessoas. Destes 10.000 cadastros apenas 20% abrem frequentemente seus emails. Você percebe que 50% destes contatos NUNCA abriram nenhum email seu, ou seja, se você limpar estas 5.000 pessoas do seu mailing você poderá dar um downgrade no seu plano e economizar um valor considerável todo mês e de, quebra, ainda aumenta sua proporção de abertura de forma gigantesca – o que melhora sua reputação.

Antes de tomar qualquer medida, tente conversar com quem não abre seus emails e veja se existe alguma forma para reaquece-los (desconto, enviar um pequeno questionário perguntando o que a pessoa busca e etc).

2 – Escolha da plataforma para o email marketing

Muito provavelmente você não tem dinheiro sobrando, certo? Ok, te entendo totalmente. Mas uma coisa eu aprendi usando ferramentas de email marketing: o barato pode sair caro.

Todo mundo fala do Mailchimp por um bom motivo: facilidade de usá-lo e taxa de entrega.

Quero discutir sobre o segundo ponto. Eu testei várias ferramentas que tinham disparos gratuitos para teste. Algumas custavam 1/4 do valor do Mailchimp. Nenhuma chegou perto da taxa de abertura deles. Simples assim.

Testei a mesma newsletter com o mesmo mailing separado em duas partes no Mailchimp e em outra plataforma que custava 1/4 do valor e era bem qualificada. No Mailchimp cheguei a quase 40% de abertura. Na segunda plataforma tive apenas 25% de abertura.

Isso é significativo para quem busca ter retorno através de email marketing. E hoje facilmente você pode dar um search e descobrir os prós e contras das ferramentas. Mas se eu pudesse escolher um único item para levar em consideração seria a taxa de entrega realmente.

Ok, mas Mailchimp é caro (até os gringos falam isso), e agora?

Bom, existe uma solução bacana custo/benefício que estamos testando por aqui: Sendy + Amazon SES.

Relatório email marketing Sendy.co

O Sendy é uma plataforma que você compra e instala em seu servidor. Simples assim. Exige configurações bem básicas de PHP + MySql. Você vai fazer download da plataforma, colocar os dados de acesso do seu servidor MySql, subir tudo em seu FTP, dar acesso de leitura a uma pasta e pronto.

Em seguida você precisa abrir uma conta no Amazon SES e fazer algumas configurações que o próprio Sendy ensina e pronto. A Amazon será responsável pelo envio em si, ou seja, é ela que envia e entrega seus emails e não seu servidor de hospedagem (que te bloquearia em poucos minutos se você fizesse isso).

O custo aproximado do Sendy é de R$210,00 (uma única vez), já a Amazon cobra um valor de aproximadamente R$0,36 a cada 1000 envios, um custo super acessível para pequenas empresas. Mas aí vem a boa notícia: até 62.000 envios por mês você não paga NADA.

O custo para usar essa solução é rídiculo. Qualquer serviço como E-goi ou Mailerlite, que são soluções acessíveis financeiramente, saem mais caro que isso em dois disparos.

O contra desta solução é que ela exige um pouco de conhecimento técnico. O outro ponto é que é incomparável o nível de relatórios e facilidade de uso de um Mailchimp com o do Sendy. O Sendy ainda precisa de alguns upgrades, porém, é totalmente aceitável as falhas de interface se você imaginar a economia que fará em um ano.

Um ponto importante é que o nível de entrega é o mais próximo do Mailchimp que vi até agora, ou seja, vale muito a pena pensar em testar isso. Se não gostar o valor investido será MUITO baixo comparado a outras plataformas.

3 – O layout do email marketing

Você configurou, limpou seu mailing, escolheu uma boa plataforma e agora falta o email em si. Ter uma interface legal, leve e que funcione em celular ou desktop não é mais diferencial. É obrigação.

E fazer um html responsivo não é fácil. É BEM chato na realidade, pois cada navegador, cada servidor (Google, Yahoo, Hotmail) abre e interpreta seu código de um jeito, fazendo com que ele apareça ligeiramente diferente em cada lugar.

email marketing responsivo

Minha sugestão? Compre layouts prontos e funcionais no Theme Forest. Escolha um baca e customize. Você vai gastar no máximo R$80,00 e este layout vai funcionar perfeitamente em qualquer celular, desktop e webmail. Vai economizar horas, vai ter um email bonito e funcional e isso vai impactar nos cliques e interações.

Caso queira fazer algo personalizado, recomendo o pessoal do Templateria que tem m serviço bacana e um custo bom (lembre-se que isso é investimento). Desta forma eles podem criar algo 100% personalizado.

Mas comprar um email responsivo é uma ótima para empresas pequenas que querem fazer certo.

Se você está 100% focado em ads, Facebook, redes sociais e etc, recomendo fortemente que pense com carinho em testar estratégias de email marketing. É algo com um custo bacana, com um bom resultado se bem trabalhado e que muita gente tem deixado de lado. E o ponto mais importante: os contatos e o mailing são seus, diferente dos fãs no Facebook, por exemplo.

Se quiser ver outros toques importantes para melhorar sua performance e fazer certo, escrevi este texto mês passado com 9 dicas essenciais. E em setembro teremos a terceira edição do Email Marketing Summit com muitos temas importantes para ajudar a todos nós a ter melhores resultados e fazer certo!

Boa sorte!

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Author

Alexandre Formagio

Experience Director da Media Education, viajante (praticamente) profissional, sonhador, techno lover e criativo nas horas mais inusitadas da vida!


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