5 dicas de SEO para gerar mais tráfego para o seu site

Você ainda não tem utilizado as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para gerar mais tráfego para o seu site? Neste artigo preparei algumas dicas para quem ainda está dando os primeiros passos nas estratégias do marketing de busca.

Antes de iniciarmos a etapa prática, é muito importante que você saiba o que é SEO e quais serão os trabalhos que deverão ser planejados e executados dentro dessa estratégia para que seja possível aumentar o resultado orgânico do seu site.

Afinal, o que é SEO?

SEO (search engine optimization ou otimização de site para mecanismos de busca) nada mais é do que uma composição de técnicas que são aplicadas em seu site para que ele se posicione de maneira orgânica, ou seja, sem que haja a necessidade de investir em publicidade para aparecer nas pesquisas do mecanismos de busca.

Para aplicar essas otimizações em seu site, podemos dividi-las em duas frentes, sendo elas:

Otimização On-page: técnicas responsáveis pelas melhorias internas do site como otimização de conteúdos, melhoria na estrutura da arquitetura do site, linkagens internas, responsividade, entre outros fatores.

Otimização Off-Page: as técnicas aplicadas nessas frente são responsáveis pela construção da autoridade do domínio do seu site que é desenvolvida pelas ações de link building que separei para o final desse conteúdo.

A importância do SEO para estratégias de marketing digital.

Ainda está em dúvida sobre o poder dessa ação de marketing digital? Separei algumas estatísticas para você:

  • 93% das experiências on-line começam com um mecanismo de pesquisa (Imforza)
  • 70% dos usuários de pesquisa de links clicam em orgânicos (Imforza)
  • A estratégia de SEO é adotada por 69,3% das empresas (Rock Content)
  • 81% das pessoas executar algum tipo de pesquisa on-line antes de fazer uma compra grande (BreezyHill)

Dicas práticas de SEO para aplicar ainda hoje

Separei algumas ações simples para você começar a implementar dentro das suas estratégias.

Conheça a sua persona

Não tem como desenvolver uma boa estratégias de marketing de busca, antes de conhecer a buyer persona do seu negócio, esse processo é fundamental para que você não cometa erros nas próximas etapas.

Para que você está em dúvida sobre a buyer persona, ela é nada mais do que o perfil de cliente ideal para a sua empresa. Os passos para criá-la é muito simples, colete as informações dos clientes já fidelizados, com isso você conseguirá extrair informações homogêneas, como cargo, idade, região, segmento de atuação, problemas e demais dados. Caso você possua poucas informações, faça uma pesquisa simples com pessoas que podem comprar o seu serviço ou produto.

Planejamento de palavras-chave

Com a persona mapeada e documentada, fica bem mais fácil de saber quais são as palavra-chave que os seus prováveis clientes utilizam para buscar informações sobre produtos, serviços ou até mesmo artigos de interesse.

Separei algumas ferramentas para facilitar o seu trabalho nesse estudo de palavras-chave, onde você poderá saber qual o volume de busca de um determinado termo:

Keyword Planner do Google: Nessa ferramenta gratuita do Google, você conseguirá ver a quantidade de buscas média de um determinado termo.

Obs: Atualmente o google tem limitado algumas consultas

SEMRush: Com essa ferramenta você consegue saber quais são os termos que os seus concorrentes estão bem posicionados.

Produção de conteúdo

Muitas das vezes a sua persona não está buscando diretamente um produto ou serviço, e sim maneiras de resolver um determinado problema que ele possui no momento, é nessa fase que entra a produção de conteúdo que auxilia de maneira complementar a sua estratégia de SEO, que dá possibilidade de atrair uma grande audiência para o seu site que está em outras etapas dentro da jornada de compra.

Um exemplo prático que podemos utilizar é você que está lendo esse conteúdo, é provável que esteja com uma certa dificuldade em melhorar seus resultados de marketing digital e por isso está aprendendo um pouco mais sobre o SEO e como ele pode te ajudar. Bom, se você gostou e deseja iniciar esse tipo de ação é fundamental a criação de um blog.

Link Building

As ações de link building como falei anteriormente está dentro dos processos de otimização off-page que é responsável pela construção da autoridade do domínio do seu site. Para que fique mais simples de entender a importância dessa etapa na estratégia de SEO, imagine que assim como os seres humanos, os mecanismos de busca como o Google, Bing e etc. dão grande relevância a sites que possuem credibilidade.

Essa credibilidade é conquistada de acordo com a quantidade de links que o seu site recebe de outros sites e também é avaliada a qualidade desses domínios que estão apontando para o seu site.

Maneiras de conseguir mais links naturais para o seu site:

  • Produza conteúdo de qualidade
  • Co-marketing
  • Relevância da marca
  • PR (assessoria de imprensa)

Monitore e analise os seus resultados

Sem sombra de dúvidas podemos dizer que o marketing digital nos permite mensurar diversos tipos de informações, por isso você deve ficar muito atento ao monitoramento e análise dos resultados das suas estratégias de SEO para saber se você está percorrendo o caminho certo. Para te ajudar, separei algumas métricas de mensuração:

Posicionamento das palavras-chave

Através de algumas ferramentas como SEMRush ou até mesmo o Google Search Console é possível saber qual é o posicionamento do seu site em determinadas palavras-chave. Esse dado é importante, pois quanto melhor for a sua posição, mais visitas o seu site terá.

CTR (Click through Rate ou taxa de clique)

Essa métrica mede o quão atrativo está o títulos e descrições dos seus links orgânicos, pois quanto mais atrativo, maior será a probabilidade dos usuários entrarem em seu site.

Caso a sua CTR esteja baixa, faça testes modificando os títulos e descrições.

Visitantes

Monitorar a evolução de visitantes também é um item importante. Para extrair esse tipo de métrica, basta você ter uma ferramenta como Google Analytics implementada em seu site, que será possível monitorar a quantidade de visitas orgânicas que você possui.

Conversões

Do que adianta trazer pessoas para o seu site se não está gerando vendas ou oportunidade de negócios para a sua empresa? Por isso outro item importante a ser mensurada é quantidade de conversões que o tráfego orgânico está gerando em seu site. Esse dado também pode ser monitorado pelo Google Analytics.

ROI (retorno sobre o investimento)

Uma métrica importante para qualquer profissional de marketing ou tomador de decisão é o ROI, que mede nada mais que o retorno sobre o investimento, esse índice é importante para nos auxiliar na escolha dos melhores canais ou estratégias, fazendo com que consigamos direcionar os recursos para o local que gera maior resultado.

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Author

Flávio Beraldo

<p>Co-fundador & CMO da Ciclo Agência Digital, iniciei minha jornada no marketing digital na área de web analytics o que me gerou a oportunidade de trabalhar em diversos projetos de e-commerce de porte pequeno, médio e grande. Hoje estou focado no desenvolvimento de processos e inovações no marketing digital.</p>


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