8 formas para aumentar seu mailing de forma rápida e eficaz

Raramente você trabalhará com um segmento de negócios que não precisa de contatos/leads qualificados. Ter uma base de emails válida para que você possa gerar interação e consequentemente novas vendas é imprescindível.

Mas o grande desafio é crescer essa base de forma constante e saudável e aqui na Media Education este é um trabalho constante, pois nosso público costuma se inscrever com o e-mail profissional e, portanto, os domínios @nomedaempresa.com.br se tornam inválidos na nossa base, conforme estas pessoas mudam de emprego.

Temos adotado algumas estratégias por aqui e pesquisado outras. Por conta disso, resolvemos compartilhar alguns aprendizados e dicas para vocês conseguirem gerar novos contatos também.

1 – Facebook ads

O Facebook tem uma estratégia chamada Facebook Lead Ads, ou seja, você cria um anúncio específico para gerar novos contatos. Fizemos alguns testes aqui na Media Education e o resultado foi excelente.

O grande desafio deste método é conseguir leads qualificados. Recomendamos que após o término da campanha, pense em uma forma de já eliminar os paraquedistas, ou seja, pessoas que entraram na sua base sem entender direito o que estão fazendo alí. Neste caso, são pessoas que talvez nunca irão comprar nada, abrir nenhum email, ou interagir com sua marca.

Para entender melhor como fazer uma boa campanha de Facebook lead ads, recomendo a leitura deste artigo da RD Station.

2 – Caixa de newsletter

Uma das estratégias mais simples e eficientes que existem é colocar uma caixa para assinatura de newsletter em vários locais. Aqui temos nestes espaços:

  • Fim do post do blog
  • Todos os sites da Media Education (incluindo dos cursos e eventos)
  • Botão no Facebook
  • Página de newsletter (para o Google)
  • Entre outros

Todos os dias temos novos cadastrados sem fazer muito esforço. Hoje existem plugins que fazem esse tipo de implementação sem muito trabalho. Vale muito a pena!

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Além disso, também há os popups que aparecem assim que a home do site carrega, oferecendo algum benefício para o usuário. Seja desconto especial na primeira compra no caso de e-commerces, ou conteúdo exclusivo para leitores, no caso de sites ou blogs – o ideal é que sempre tenha “algo em troca” para este cadastro.

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3 – Comentários do blog

Uma forma bacana de aumentar seu mailing, é pensar em uma estratégia de importação de comentários. Isso não fazemos na Media Education, mas é uma estratégia muito difundida fora do Brasil. Basicamente você usa algum plugin nos comentários do seu site/blog que deixe você capturar os emails de quem comenta e depois importa para sua base.

Qual o problema disso? É consideravelmente invasivo. Eu posso comentar no seu blog e não necessariamente querer receber algo da sua empresa. Eu acredito que, caso opte por usar essa estratégia, faça algum tipo de ativação primeiro antes de sair enviando email para as pessoas. Um email de boas-vindas falando que você viu a pessoa comentando e se ela quiser receber novidades para clicar no link X é algo consideravelmente aceitável. Mas novamente, não capture o email e já saia enviando promoção. Ninguém gosta disso e você começa com o pé direito.

4 – Ativação nos posts do blog

Algo que muitas vezes esquecemos é de incentivar as pessoas a se inscreverem na caixa de newsletter em baixo do post. Então cada vez que achar oportuno, que tal incentivar seu público a se inscrever na nossa newsletter? De preferência coloque um link para sua newsletter bem fácil!

5 – Criação de material para download

Uma das melhores formas de aumentar seu mailing de forma eficaz é gerando materiais para download. Como por exemplo: tutoriais, ebooks, checklists, podcasts, entre outros.

Isso serve para diversos setores e não só tecnologia, ou digital. Uma floricultura pode criar um ebook ensinando detalhadamente a cuidar de dezenas de plantas diferentes, por exemplo. Um mecânico pode criar um material que dá dicas úteis para cuidar melhor do seu carro com a experiência única deles em concertar carros todos os dias e saber quais os principais problemas encontrados, graças a falta de cuidado dos donos dos automóveis.

Duas empresas que fazem bem esse tipo de estratégia (também conhecida como Inbound marketing) é o Hubspot (empresa que encabeçou esse tipo de estratégia) e RD Station.

hubspot

Cada vez que você quer baixar um material, você precisa dar seus dados pessoais. Depois disso, eles vão te mandar o material no email e você receberá outros emails futuramente, falando da ferramenta e outras oportunidades.

6 – Sorteios e concursos

Com tantas redes sociais, ferramentas e plugins, nunca foi tão fácil fazer sorteios. Aqui em alguns cursos e eventos sorteamos vagas. É uma forma de interagir com nosso público, devolver algo pela confiança deles e gerar novos leads qualificados.

Geralmente fazemos um concurso cultural simples pedindo nome, email e motivo porque a pessoa gostaria de fazer o curso/evento. No caso de concurso, a melhor resposta julgada pelo juri ganha o ingresso / vaga no curso. No caso de sorteio, usamos algum site de sorteio e pegamos os ganhadores. Em média, temos uns 30 novos cadastros por sorteio. Não é um número gigante, mas são pessoas potenciais para depois apresentarmos outros cursos ou eventos do segmento de interesse delas.

Obs: para sorteios, recomendamos a leitura das Regras de Autorização da Caixa.

7 – Cursos por email

Uma forma bem interessante de aumentar seu mailing, é criar cursos por email. A pessoa se inscreve e recebe periodicamente uma parte do curso por email. É um formato muito legal e prático. Porém, exige uma boa plataforma de automação (para disparar tudo sozinho) e um tempo dedicado para formatar o conteúdo. E claro, se você quer trazer novos leads, terá que investir em divulgação do curso.

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Um bom exemplo deste formato é o curso do Buffer de 25 dias sobre social media. Você receberá durante 5 semanas (eles não enviam de fim de semana) dicas ótimas para melhorar suas estratégias no digital. Toda manhã chega um novo email em sua caixa de mensagens.

8 – Trial/teste de produto, ferramenta e outros

Dependendo do seu setor de atuação, provavelmente você tem a possibilidade de dar amostra grátis para teste. Que tal pegar o email da pessoa para entrar em contato depois e receber feedback, trazer novidades e etc?

Neste caso é bem importante pensar em uma régua de automação, para você fazer ativações pré desenhadas automaticamente. A pessoa baixou seu software? 2 dias depois entra em contato perguntando se ela tem dúvidas; 4 dias depois um disparo dando dicas de uso; 6 dias depois pergunta se o setor de vendas pode ajudar de alguma forma. Desenhando esta jornada você cria um ciclo de automação para relacionamento contínuo com a pessoa, aumenta o número de emails e fica próximo de uma venda.

Tem alguma dica para aumentar a base de emails que funciona com você? Deixa sua estratégia aí nos comentários para outras pessoas aprenderem também! E aproveite para se inscrever na nossa newsletter aí em baixo. Quinzenalmente enviamos uma curadoria de conteúdo exclusiva para você se desenvolver pessoal e profissionalmente na área de digital.

Quer aprender mais estratégias para aumentar seu mailing, reter os leads e vender mais? Nos dias 29 e 30 de setembro acontecerá a terceira edição do Email Marketing Summit. Não perca a chance de aprender com os melhores profissionais da área!

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Author

Alexandre Formagio

<p>Experience Director da Media Education, viajante (praticamente) profissional, sonhador, techno lover e criativo nas horas mais inusitadas da vida!</p>


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