A arte do trabalho sem distrações num mundo caótico

Hoje em dia muito se fala sobre produtividade. Não existe muito segredo sobre o tema (o problema é aplicar), os artigos sempre abordam as mesmas coisas:

  • Usar menos as redes sociais
  • Criar lista de tarefas
  • Começar pelas prioridades
  • Ser regrado nos horários

Mas existe um grande desafio além disso tudo: o deep work.

O que é deep work?

A tradução seria algo como “trabalhar profundamente”. É você conseguir focar REALMENTE por horas e usar esta atenção para terminar uma task e iniciar outra seguida aproveitando este estado que você está. Segundo estudos recentes, conseguimos ter no máximo QUATRO horas seguidas por dia de trabalho com ultra foco.

Não é fácil entrar neste estado e muito menos comum. Basta olhar a sua volta e ver quantas pessoas estão fazendo 34 coisas simultâneas (vulgo multi-task).

O que ganhamos com isso?

Fazer mais em menos tempo é um dos fatores principais. Quando fazemos muitas coisas simultâneas, acabamos demorando mais do que imaginamos, pois nosso cérebro sempre precisa entender para o que mudamos e começar um novo processo. Agora imagina trocar a aba do Facebook, pela do Photoshop, em seguida do bloco de notas, em seguida pelo Gmail. É muita coisa para nosso cérebro coordenar e ele acaba perdendo um tempo entre tudo isso. Consecutivamente, erramos mais e gastamos um tempinho lembrando o que fomos fazer naquela aba ou programa, ou pior ainda: acabamos procrastinando ou simplesmente fazendo outra coisa que não tinha NADA A VER.

A partir do momento que temos maior foco, conseguimos fazer uma quantidade maior de tarefas, com maior qualidade e em menos tempo. Quantos projetos estão na gaveta por falta de tempo? Quantas vezes por dia você tem que refazer tasks devido a erros?

pexels-photo

Como disse, não é algo fácil, é algo que tem que ser treinado. O lado bom é que é totalmente possível aprender isso. É basicamente treinar seu cérebro a focar.

Algumas dicas rápidas e básicas para aplicar hoje mesmo:

  • Coloque as tasks MAIS importantes para você (para você, não para a empresa que você trabalha) logo de manhã. Aproveite que você está descansado, ainda não viu emails e não se distraiu o suficiente.
  • Precisa pegar uma informação na página do cliente no Facebook mas começou a clicar na sua Inbox para ver o que estão falando com você? Perceba isso logo, feche a janela e volte à página do cliente.
  • Tem que focar em algo realmente importante? Se tranque em uma sala, coloque fone de ouvido e se for possível, avise as pessoas a sua volta que você precisa ficar uns 20 minutos focado. Mesmo.

Alguns livros muito bons a respeito desta temática são:

Inclusive, tem um excelente TED do Mihaly para você já entender melhor sobre isso tudo que falei acima.

Eu realmente acredito que este seja um dos maiores desafios de qualquer pessoa daqui para frente em um mundo tão caótico, barulhento, cheio de distrações. Como fazer mais, melhor e em menos tempo? Trabalhando nosso foco!

Bom estudo! 🙂

NEWSLETTER:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nosso email mensal com curadoria exclusiva de conteúdo, descontos para eventos e cursos, convites exclusivos para encontros e muito mais!

Author

Alexandre Formagio

Director of Products da Media Education, viajante (praticamente) profissional, sonhador, techno lover e criativo nas horas mais inusitadas da vida. Responsável por pensar em novos cursos, professores e formatos para os projetos da Media Education.


Linkedin Facebook Twitter Instagram
Comentários: