A Netflix te conhece melhor que sua mãe

Mais que uma simples plataforma de streaming, a Netflix se dedica a conhecer a fundo seus clientes, gostos e personalidade. Já falamos um pouco sobre suas descobertas aqui e recentemente nos surpreenderam com mais um estudo, desta vez sobre qual imagem vai fazer você decidir a assistir qualquer coisa.

Com as milhares de imagens que vimos diariamente, a todo momento, o que nos faz clicar em uma ao invés da outra? Existem imagens de “gosto universal”, ou seria sempre uma questão pessoal? Durante anos a Netflix vem estudando estas questões importantíssimas, para entender afinal você leva só 13 milesegundos para decidir se vai ou não passar o fim de semana assistindo à temporada toda de uma série, ou trocar por um filme qualquer – tudo isso apenas pelo thumbnail.

Já dá pra imaginar o quanto de esforços a equipe reserva apenas para criação destas imagens, não é mesmo? Eles concluíram que usar melhores imagens para representar o conteúdo fez crescer significativamente a média que passamos até navegando na plataforma. Os cientistas de dados da empresa usam as estatísticas comportamentais e regionais e de testes A/B para alterar cores, emoções, personagens e palavras que aparecem nas fotos. É por isso que é notável a diferença quando você acessa à plataforma na sua casa, ou quando está viajando! Nenhuma Netflix é igual ao outra!

Alguns outros dados revelados podem ajudar as marcas a melhorarem o desempenho também, vamos dar uma olhada?

3 pessoas ou menos

Já sabíamos que o fato de ter muitas opções podem confundir os consumidores a tomarem uma decisão. O que a empresa revelou foi que isso também pode afetar às imagens: quanto mais personagens apresentados na imagem pequena, menores as chances de você clicar nela. É muita coisa pra você observar e interpretar em pouco tempo.

Nick Nelson, Global Manager of Creative Services da plataforma dá como exemplo o caso de “Orange Is The New Black”, a qual teve a primeira temporada promovida com todo o elenco principal nas imagens. Faz total sentido, uma vez que a atenção é mesmo dividida entre eles, não é mesmo? Mas os testes com três ou menos pessoas surtiram muito mais efeito na segunda e terceira temporadas. O resultado desta evolução, você pode observar na imagem abaixo.

Timeline Orange is the New Black

Emoções complexas dá pane no sistema humano

Estudam revelam que, desde que nascemos, as feições causam um grande efeito em nós seres humanos. E quanto mais complexa a emoção, mais próximo nos sentimos. Por este motivo, é comum ver personagens das séries fazendo careta, demonstrando surpresa, raiva ou qualquer outra emoção nos thumbnails, ao invés de uma expressão neutra: elas despertam um sentimento em você e geram muito mais engajamento!

Para exemplificar, Nelson falou sobre a segunda temporada de “Unbreakable Kimmy Schmidt”, e mostra a imagem vencedora dos testes com a seta em verde.

Timeline Schmidt Netflix

Personagens que despertam raiva também são atraentes

Assim como emoções complexas chamam mais atenção, imagens de vilões também podem nos engajar, principalmente com crianças ou em filmes de ação!

No exemplo abaixo, em “Dragons: Race to the Edge”, os dois thumbnails com vilões foram os que geraram mais engajamento.

Exemplo Dragson Netflix

Diferentes países, diferentes gostos

Testando e observando além das fronteiras dos países, a Netflix percebeu que também há preferências regionais quando falamos sobre as imagens.

Os detalhes sobre qual tipo de imagem funciona melhor em cada país ainda não foram revelados, mas observando o as imagens que nos mostraram, parece que as mais artísticas funcionam melhor na Alemanha, enquanto na América se destacam as imagens que revelam um pouco sobre a história em questão. O ponto é que, quando for vender o mesmo conteúdo ou produto em diferentes países, vale a pena testar diferentes imagens.

Abaixo os thumbnails vencedores na Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Reino Unido.

Timeline Sense 8 Netflix

E aí, ficou claro o quanto as imagens têm grande poder e influenciam nossas emoções?

*Este texto é uma tradução e adaptação da Fast Company.

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Author

Karen Formagio

Estrategista / Partner na Media Education e Head de estratégia na TopperMinds, fascinada por comportamento humano, viagens e música.


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