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Como os cursos e eventos ajudam o mercado de social media

Quem já ouviu falar de mim, ou para quem está me descobrindo agora, sabe que sou uma profissional do interior, mais especificamente de Araraquara-SP.

Fui convidada a escrever para esse blog e vou falar sobre o mercado digital no interior, mas como post inaugural, pretendo mostrar para vocês como era e como está o cenário.

Entrei nesse mundo das, até então, chamadas novas mídias, em 2007, quando fazia o meu trabalho de final de curso no MBA. Não tinha bibliografia no Brasil e os eventos eram muito poucos. Meu primeiro evento foi em 2011, no Social Media Brasil, um dos primeiros eventos organizados pela Media Education, que estava em sua terceira edição e já era referência.

Como era o mercado de social mídia antes de 2013 no interior?

Antes eu tinha feito, em 2009, um curso de dois dias na JumpEducation, sobre novas mídias e trocava figurinhas com profissionais do Brasil todo em um projeto simplista que criei, que depois ficou bem bacana, o Papos na Rede. Projeto gratuito via web de discussão da comunicação digital e cibercultura. Eram webinars com profissionais e temas diversos. Neste projeto eu trouxe muitas pessoas bacanas para falar sobre o universo digital, como a Liliane Ferrari, Martha Gabriel, Luli Radfahrer, entre outros grandes nomes.

Uma das coisas que me encantava era ver grandes cases no palco, mas, voltar para o interior, onde a realidade era que não tínhamos às vezes, R$ 100,00 para fazer um anúncio no Facebook, me entristecia. Ainda existem clientes que não investem, mas hoje a realidade é bem outra.
A verdade é que não podemos dizer que o mercado de social media no interior é o mesmo de 2013. Em quatro anos, as agências acordaram para a nova comunicação e passaram a correr atrás do prejuízo. Empresas e marcas acreditaram mais no poder da social media e começaram a gerar uma maior demanda para esses serviços.

Hoje em dia, concorremos com o fenômeno chamado de “sobrinho”, o iniciante que faz social mídia por um preço bem barato, mas sem estratégias ou resultados. Mas, infelizmente, essa não é uma prática só no interior, todo lugar acontece. Porém, empresas e marcas sérias vão atrás de agências que trabalhem com foco no resultado.

E como então os cursos e eventos ajudaram o mercado?

Além de abrir a mente do profissional que participa dos eventos, o network e a troca de informações são uma segunda moeda de troca desses eventos.

Muitos desses profissionais se colocam a disposição para trocar figurinhas com os participantes e muitos ajudam mesmo. Grupos de discussão no Facebook, no WhatsApp são uma das formas de colaboração e ajuda mútua.

Os cursos foram crescendo e os profissionais do interior foram influenciando outros profissionais a se reciclarem. Também teve o Social Media Interior que levou a discussão sobre esse mercado para várias cidades do interior, até meados de 2016.

Começaram a surgir cursos de pós graduação, profissionais de áreas irmãs passaram a olhar para o digital como um mercado promissor, a publicidade e propaganda, as relações públicas e o jornalismo começou a trazer novos perfis de profissionais.

E como esta é uma área dinâmica e sempre com novidades, os cursos e eventos passaram a trabalhar temas específicos, capacitando ainda mais esse novo profissional.

Hoje em dia, muitas cidades do interior, motivadas por profissionais e agências, passaram a criar seus próprios eventos e têm trazido profissionais para debater temas que são de grande importância para o mercado. Mas o profissional que quer ficar por dentro desse universo e oferecer um melhor trabalho continua a ir nos grandes eventos das capitais.

Finalizo deixando uma dica que tenho buscado colocar em prática: participe dos mais variados eventos, e de preferência, em eventos não só de marketing digital. Afinal, todo conhecimento agregado ao serviço que prestamos só melhora a entrega e gera os melhores resultados.

PS: Foi com muito orgulho que aceitei o convite de colaborar com o blog da Media Education. Os eventos criados e as pessoas que estão envolvidas com a empresa, são referências para mim.

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Author

Marcia Ceschini

Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria e Diretora de Social Media na Chilli360.


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