Dicionário de Gêneros – Uma forma de aprender a falar corretamente com as pessoas

Nunca vimos tantas mudanças em tão pouco tempo. Cada dia é uma novidade na nossa vida, sociedade ou no mundo.

Temos que assimilar nossas tarefas, novidades na política, estar antenados na vida de nossos familiares e amigos, e ainda entender tantas mudanças no mundo referentes à inclusão de pessoas. O termo que ontem era comum, hoje não faz mais sentido, hoje é mais segmentado, porém mais respeitoso e inclusivo. A piada que ontem era normal, hoje incomoda (na verdade sempre incomodou, mas muitas vezes a sociedade não se importava com isso).

É um mundo complexo para qualquer ser humano e principalmente para as empresas, que muitas vezes não conseguem acompanhar todas estas mudanças e entender o impacto ou a complexidade de tudo isso. Por isso foi lançado um dicionário de gêneros (projeto do AfroReggae) para auxiliar qualquer pessoa – ou marca – a entender os termos mais adequados para cada situação.

Essa é uma ótima oportunidade de aprendizado para todos nós e principalmente para as empresas, pois elas precisam urgentemente entender como falar com todos. Precisam aprender a conversar com um público que sempre existiu, mas que antes era deixado de lado ou mesmo tratado de forma errônea por todos nós.

É um momento maravilhoso, no qual começamos a ter mais respeito pelo próximo, dando seu devido valor. Será complicado assimilar todas estas mudanças? Um pouco, mas devemos lembrar o quanto já foi complicado para estas pessoas serem esquecidas por muito tempo pela sociedade. Comparado a isso, nosso esforço não é nada!

Todos temos medo de usar o termo errado, todos temos medo de errar em público, mas acredito que temos que tentar. Se errar basta pedir desculpa, entender o erro e seguir em frente. E um conselho super válido: pergunte! É um mundo novo e ninguém é obrigado a saber tudo. Portanto, na dúvida, bata um papo com alguém e questione o que for necessário – tenho certeza que eles estarão de braços abertos, pois é mais alguém no mundo tentando “fazer certo”.

É melhor tentar do que se omitir como já fizemos por dezenas de anos. Eu realmente acredito nestas mudanças, mas depende de cada um de nós.

Vamos nessa?

NEWSLETTER:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nosso email mensal com curadoria exclusiva de conteúdo, descontos para eventos e cursos, convites exclusivos para encontros e muito mais!

Author

Alexandre Formagio

Director of Products da Media Education, viajante (praticamente) profissional, sonhador, techno lover e criativo nas horas mais inusitadas da vida. Responsável por pensar em novos cursos, professores e formatos para os projetos da Media Education.


Linkedin Facebook Twitter Instagram
Comentários: