A invasão de Jornalistas no mercado de Social Media

Ao longo dos últimos anos, o mercado de marketing digital presenciou o fenômeno da invasão dos jornalistas. Desde cargos como social media e redator até planejamento de conteúdo. Eu sou um desses. Sou jornalista, mas há 7 anos trabalho com marketing digital. Estou arrependido ou frustrado? Nem um pouco.

O dilema do jornalista/social media

Mais fadada que as discussões sobre “quais os limites do humor” e “o rock morreu”, só o debate sobre a crise do Jornalismo. Salários baixos, STF retirando a obrigatoriedade do diploma, sucateamento das condições de trabalho… Os motivos para abandonarmos o mercado de Jornalismo são vários.

Neste cenário – de forma intencional e planejada ou não – muitos destes profissionais migraram para o marketing digital, onde um analista júnior de redes sociais pode receber o mesmo salário que muito repórter freelancer ou editor de pequenos portais.

Mas um sentimento que não deve tomar conta de quem deixou o Jornalismo de lado para se aventurar neste mercado é a frustração. Publicidade, Marketing, Relações Públicas, Jornalismo… todas essas áreas são ciências da Comunicação. Estudamos ao longo de anos para atuarmos nesta área e você acha que a “crise do Jornalismo” impediria você de exercer o seu ofício? Não.

Como o Jornalismo pode ajudar o marketing digital

Esta “invasão” não ocorre apenas com jornalistas. Há inúmeros ótimos profissionais que trabalham com Digital e vêm, por exemplo, de RP. Por se tratar de uma área que ainda está engatinhando, estamos todos procurando o interruptor no meio do escuro. Não existe uma graduação focada apenas no marketing digital, que dê uma grande carga horária focada nas ferramentas e no impacto sociológico das redes sociais.

Assim, estas lacunas são preenchidas com perfis de profissionais de outras áreas. Muitas das habilidades que são especialidade dos jornalistas, como a checagem de informações, entrevistar personagens e contar histórias são fundamentais também no planejamento e produção de conteúdo publicitário.

Como o marketing digital pode ajudar o Jornalismo

Dias atrás participei de um debate numa bem conceituada universidade de São Paulo, exatamente sobre isso: a relação do Jornalismo com o marketing digital. Em determinado momento, perguntei à plateia quem sabia o que é SEO. Só um aluno tentou responder. Ele sabia o significado da sigla. Mas ninguém sabia o que é, como funciona e qual a importância dele na produção de conteúdo.

Infelizmente a imprensa olha plataformas como Twitter, Facebook, Google e cia como adversárias e concorrentes na atenção do público. Assim, puro desconhecimento, frequentemente caem no papo de muitos profissionais do nosso mercado de marketing digital. Como podemos ver aqui e aqui. O profissional que tem conhecimentos das duas áreas tem tudo para produzir ótimos conteúdos com a melhor estratégia possível.

O que será o amanhã

A sua passagem pelo nosso querido mercado de marketing digital pode ser algo temporário ou mesmo algo a se investir pensando no longo prazo. Mas tenha certeza que você não tem o porquê de se frustrar. Seu caminho está muito bem trilhado e você tem ótimas oportunidades à sua frente.

Se você pretende algum dia voltar a trabalhar na imprensa, saiba que em muitos pontos você está à frente dos nossos colegas que ainda persistem pelas redações de jornais e revistas por aí. Use todo o conhecimento acumulado na sua trajetória, estude sempre e, caso um dia resolva voltar a trabalhar na imprensa, terá uma bagagem que pouca gente tem.

Caso pretenda seguir trabalhando em agências, plataformas ou abrir seu próprio negócio, fique tranquilo. O marketing digital nunca deixará que você se esqueça do quão prazeroso é exercitar o hábito de contar uma boa história.

NEWSLETTER:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nosso email mensal com curadoria exclusiva de conteúdo, descontos para eventos e cursos, convites exclusivos para encontros e muito mais!

Author

Leo Morato

<p>Produz Conteúdo e Estratégia para Social Media. Já trabalhou com campanhas políticas e marcas como Santander, Sky, SporTV e Corinthians. E não consegue conter seu vício por esportes e política.</p>


Linkedin Facebook Twitter Instagram
Comentários:

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/mediae15/public_html/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons3/lib/modules/social-profiles/essb-social-profiles-helper.php on line 20

Send this to a friend