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Livros que você deveria ler sobre comportamento do consumidor

Planejamento é uma profissão relativamente nova dentro das agências de publicidade, que surgiu devido a uma demanda crescente no mercado. Basicamente, os clientes estavam sentindo falta de um olhar mais estratégico para aplicar todas aquelas ideias às campanhas, alguém que conseguisse ir além dos resultados gerados nas pesquisas, que trouxesse diferentes pontos de vista, embasamento histórico e tudo mais. Foi daí que surgiu o planejador.

Não há dúvidas de que, mesmo ainda sendo um pouco confuso para algumas pessoas definirem o ‘job description’ deste cargo, hoje ele é essencial para qualquer ação ou campanha. Mas para você provar que planejamento não é “o cara (ou a mina) dos PPTs”, você precisa mostrar seu valor! Assim, chegamos ao objetivo principal deste post: se uma campanha é feita PARA as pessoas, o planejador precisa ser quem mais entende delas!

Toda leitura e estudo do mundo parecem mesmo não ser suficientes para compreender a complexidade dos sentimentos, pensamentos, emoções, reações e hábitos dos seres humanos e a sociedade em que vivem. Mas, além da convivência e pesquisa de campo, livros, cursos e áreas de estudos que nos auxiliam a entender um pouco mais sobre os medos, frustrações e sentimentos, coisas que nos ajudam a conversar melhor com o target.

Você pode assistir a filmes, documentários, conversar com outro profissional, mas são os livros que vão mesmo te trazer um conhecimento mais aprofundado e teórico sobre cada tema. Vale a pena investir um pouco de tempo nisso. Há centenas de opções, mas aqui fizemos uma curadoria pra você saber por onde começar e qual caminho seguir. Como tem bastante, dividirei em 2 posts! Vamos lá?

Qual leio primeiro?

A lógica do Consumo – Martin Lindstrom

top_logica_consumoIndico este livro para qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre o mundo da publicidade, planejador ou não.
Martin Lindstrom te introduz ao assunto: Neuromarketing – união de neurociência com marketing – e te conduz aos resultados de pesquisas com o objetivo de entender “Por que eu escolho uma marca à outra?”. Analisando as reações do cérebro com aparelhos tecnológicos, ele chegou a conclusões que tiveram enormes impactos na publicidade: além da descoberta de que a maioria das decisões são feitas inconscientemente, também notou-se que cheiro, som e imagem são de extrema importância não apenas para persuadir, mas para fazer lembrar da marca em questão.

Caso queira ler uma resenha antes de comprar, indico esta: http://startup101.com.br/resenhas/resenha-logica-consumo

A Arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda – Jon Steel

planejamentoApesar de não concordar 100% com alguns pontos que ele levanta, este é um livro que vai te ajudar a entender melhor o papel do planner.

Jon Steel compartilha sua experiência em uma das maiores agências de publicidade e como sua atuação, junto ao setor criativo, ajudou a mudar o rumo das campanhas e torna-las mais eficazes. O “mito” da campanha Got Milk”, teve sua participação, por exemplo!

O mais relevante aqui é você perceber o quanto ele ‘mergulha’ na cultura do target, entende seus hábitos seus pensamentos para então anunciar para eles. A publicidade tem o poder de mudar hábitos, desde que você perceba como se inserir no dia a dia dele.

Sobre o consumidor:

Para entender melhor sobre consumidor, seu comportamento, influências na hora da compra e como funciona (ou deveria funcionar) o raciocínio por traz de uma campanha:

Addicted by design Machine Gambling in Las Vegas – Natasha Dow Schull

addictionA autora do livro Natasha Dow Schull dedicou anos de sua carreira pesquisando sobre este mundo a parte chamado Las Vegas.

As máquinas de slots somam mais da metade do faturamento dos Casinos em Las Vegas, com pessoas chegando a jogar por mais de 24h ininterruptas e gastando milhares de reais.

Como conseguem isso? Por que os jogos são tão viciantes? Simples: tudo, simplesmente tudo – desde a posição das máquinas, jogos, campanhas, ambiente, lojas, caixas eletrônicos – são milimetricamente desenhados para fazer você se perder, se sentir confortável e mergulhar naquele ambiente, fazendo com que seu cérebro trabalhe o tempo todo com ‘ação – recompensa’. Sem contar o design das máquinas: o tempo todo os jogadores são observados (desde o olhar até a postura) e o design externo das máquinas são melhorados para proporcionar mais conforto ao jogador. Tudo é pensado para facilitar o ‘transe’ do público e fazer com que gastem sem pensar.

A leitura é longa e as vezes um pouco cansativa, pois ela mostra ‘aspas’ de entrevistas feitas com os clientes, detalhes da vida, tudo para entendermos também se determinado perfil de pessoa é mais favorável a se viciar. Mas é bem interessante e pode gerar bastante insights quando o assunto é entender a vida, o comportamento e o impacto ambiental no seu consumidor final.

The soul of new consumer – David Lewis

soulO nome é um belo resumo do assunto abordado no livro. A internet mudou o modo como consumimos hoje. Sua marca acompanhou isso? Apenas estar presente no mundo digital não é suficiente: a vida moderna é agitada e a ‘falta de tempo’ faz parte da cultura.

Os autores nos mostram diferenças de consumo entre as gerações e, principalmente, evidencia que como e porque os atributos do seu produto não importam atualmente. O novo consumidor tem diversas opções de escolhas e vai optar por aquela marca que oferece “algo a mais”, que seja autêntica, conte uma história. O que você está fazendo para conquistar sua atenção e impacta-lo no momento mais propício para isso?

Por dentro da mente do consumidor – Philip Graves

pordentroNeste livro , você vai entender porque eu não concordo com uma campanha embasada apenas em resultados de pesquisa desktop.

Philip Graves mostra a importância de você sair da sua bolha, da sua mesa da agência e fazer pesquisa de campo e observar o consumidor em seu “habitat natural”, frequentar os mesmos lugares que lugares, se sentir ‘na pele’ do target. No decorrer das páginas, o autor tentou demonstrar o quanto as influências ambientais e o subconsciente atuam nas escolhas finais do público.

Estas são as primeiras indicações, para você já abrir um pouco mais a mente e analisar movimentos da sociedade com outros olhos.

Na próxima semana volto com novos títulos! Boa leitura!

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Author

Karen Oliveira

Consultora de Planejamento Digital na TopperMinds, fascinada por comportamento humano, viagens e música. Curadora e coordenadora dos cursos da Media Education.


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