Livros que você deveria ler sobre comportamento – Parte 2

Semana passada soltei a primeira parte do post, que você pode ler aqui. Continuando a série de livros que você deveria ler sobre comportamento do consumidor, trouxe novas indicações que vão ajudar a ter uma visão mais ampla da sociedade e comportamento. Vou separar novamente por objetivos, para ficar mais fácil! 

Para entender um pouco mais sobre o comportamento em sociedade, influências e hábitos

Eu gosto muito de entender como as coisas funcionam, como a sociedade se comporta, e acho incrível entender que amarrando algumas pontas é possível mudar hábitos de uma comunidade inteira. Por isso, acho os livros do Malcom Gladwell indispensáveis. Eles trazem estudos sobre diversos fatos interessantes analisados sobre a sociedade e explica como tais ações aconteceram, o que influenciou e que impacto que causaram de uma maneira leve e super fácil de entender. É claro que os casos não são do Brasil, mas tente analisar com um olhar sobre o aspect humano e não apenas cultural de determinada região. Os mais clássicos e conhecidos dele são: O ponto da Virada, Blink: Num piscar de Olhos e Fora de Série. Há outros 2 títulos e todos eles são best sellers na lista do The New York Times. Vou falar dos 2 que mais gostei.

O ponto da Virada – Malcolm Gladwell 

O ponto da virada - Malcolm Gladwell - Comportamento ColetivoTem como tema principal a criminalidade (mais especificamente em NY) que é analisada e comparada ao fenômeno da epidemia. Gladwell teve forte influencia de outra teoria conhecida como “Janelas Quebradas”.

O termo “Ponto da Virada”, que deu nome ao livro, trata-se do momento da epidemia em que o vírus alcança uma crítica massa e começa a se espalhar numa escala muito maior que antes.

 

 

Fora de Série – Malcolm Gladwell

fora-de-serieEste é o terceiro livro do escritor e ele examina como o ambiente em que a pessoa vive, junto com sua personalidade e motivações, afetam suas possibilidades de alcançar o sucesso. Ele defende que, antes de entender os indivíduos “fora de série” é necessário analisar suas origens, sua bagagem cultural, em que época nasceram, amigos família, pois tudo isso impacta no resultado final humano.

Foi neste livro que ficou famosa também a Teoria das 10.000 horas para se alcançar a excelência em algo.

 

Contagious: Why things catch on? – Jonah Berger  

contagiousO próprio nome já traduz bem sobre o assunto do livro: por que milhares de pessoas compartilharam um vídeo sobre liquidificador? Como um Cheese Steak de $100 se tornou o local mais requisitado de Washington? Por que encaminhamos algum e-mail, curtimos algumas imagens e outras não?

O autor investiu 10 anos de estudos para responder a estas perguntas. As conclusões estão escritas no livro, com dicas e exemplos. Aqui, entendemos a importância da emoção e gatilhos para que seu conteúdo (independente da área de atuação) se espalhem.

 

O Poder do hábito  – Charles Duhigg

habitoNão, este não é um livro de auto ajuda. Leia com uma visão crítica e como um planejador e entenda o poder que uma boa campanha, que entende sobre o comportamento dos seres humanos, podem criar novos hábitos nas pessoas. Ou você acha que todo mundo sempre escovou os dentes, desde sempre?

Se você também está querendo largar algum mau hábito, melhor ainda. Mas se seu interesse é entender a influencia que uma forte campanha publicitária e seu impacto cultural na sociedade, recomendo fortemente a leitura.

 

Para novas referências, novos olhares e aprender a pensar diferente

Non Obvious: How to Think Different, Curate Ideas & Predict The Future – Rohit Bhargava

nonobvious

O ponto principal deste livro é que ele te ensina a importância de fazer as perguntas certas – e quase nunca elas são as mais óbvias. Não é possível inovar, se se mantiver fazendo sempre as mesmas perguntas, que seus concorrentes também fazem, aliás.

O autor te orienta a treinar seu cérebro para ter este olhar mais amplo, pensar em coisas menos óbvias e escolher as melhores ideias.

 

 

Pense Como um Freak e Super Freakonomics – Steven D. LevittStephen J. Dubner

freakPensar como um freak significa ter um pensamento menos convencional para resolver problemas. Segue um pouco a linha do livro anterior (Non Obvious), porém, com uma linguagem divertida e ousada. Esta série de livros nos apresenta alguns fatos curiosos e as vezes até engraçados sobre conceitos que nós temos 100% de certeza estarem certos, mas que na verdade…. pode está tudo errado! Você sabia, por exemplo, que as vacas poluem o ambiente tanto quanto carros? Que pode existir uma solução simples e econômica para nossa maior preocupação atual: efeito estufa?

Treinar seu cérebro a pensar diferente ajuda a encontrar novas soluções.

 

Você não é tão esperto quanto você pensa – David Mcraney

esperto48 mentiras que contamos a nós mesmos no dia a dia, que nos iludem a acreditar que estamos certos e tomamos nossas decisões de maneira fria e racional.

Para ter um melhor aproveitamento, ligue sua chave de planejador antes de ler este livro e entenda por que muitas vezes o que você pensou e planejou para sua marca não funciona na prática. O comportamento coletivo pode mudar tudo.

 

 

Jony Ive: O gênio por trás dos grandes produtos da Apple

jonyResumiria este livro num conceito simples e poderoso: entenda a importância dos detalhes.
Como a Apple se tornou uma love brand? Como ela revolucionou todo um mercado, transformou computadores pessoais e celulares em artigos de moda e status, pois eram bonitos e decorativos e com sistema operacional fácil de ser usado?

Aqui fica claro como pensar de fora pra dentro, ou seja: a experiência do consumidor e suas vontades são importantes para a marca. Praticamente a aplicação de design thinking na prática.

 

Bônus

Minhas próximas leituras serão mais focadas antropologia de consumo, com títulos como: Darwin vai às Compras, Modernidade Líquida, e o livro da FGV. Depois volto aqui pra contar um pouco sobre eles.
Se vocês querem se aprofundar um pouco mais, ter mais referências de cases, etc, aconselho as leituras abaixo. São livros ‘comerciais’, com linguagem leve e cheios de curiosidades e resultados de pesquisas. Eu adoro!

Boa leitura 🙂

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Author

Karen Formagio

Estrategista / Partner na Media Education e Head de estratégia na TopperMinds, fascinada por comportamento humano, viagens e música.


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