Dicas Neuromarketing

15 dicas de pessoas, empresas e veículos sobre Neuromarketing que você deveria seguir

Neuromarketing tem se tornado um tema comum e bem procurado no Brasil, o que é muito bom. Porém alguns “Gurus” também acabam aproveitando esta onda e por isso uma curadoria de pessoas e conteúdo se faz necessária, principalmente no começo dos estudos.

Por isso, separei uma lista de pessoas, empresas e veículos para que você – que se interessa pelo tema, mas não sabe por onde ou o que começar a ler – tenha um material bom e acessível (em termos de linguagem) para ler.

Pessoas

Para começar, separei algumas pessoas que ajudam a trazer o a neurociência e o neuromarketing para mais próximo da nossa realidade. Se você não estuda neurociência, mas gosta muito de entender um pouco mais sobre a mente e o comportamento humano, estas são as pessoas certas pra você acompanhar:

Carla Tieppo

Facebook / Twitter / Linkedin

Apesar de ser, de fato, uma neurocientista, a Carla entendeu muito bem como traduzir todo seu conhecimento para nós, meros mortais. Ela não fala sobre dicas específicas sobre neuromarketing, mas têm um conteúdo muito útil sobre o nosso cérebro que nos ajuda a entender o comportamento humano – e aí, a gente aplica no planejamento.

Hoje ela é palestrante, dá várias entrevistas em programas de TV, é professora e fundadora da Inédita Cursos, onde também dá um curso um pouco mais aprofundado sobre o assunto.

O melhor de tudo é que ela compartilha todo este conhecimento numa linguagem realmente simples não apenas nos seus perfis, mas também no seu projeto Neurociência para Todos. Aliás, é um ótimo grupo para você participar e acompanhar as diversas maneiras que a neurociência pode ajudar a nossa convivência em sociedade. Além de tudo isso, toda quarta-feira ela fica também live no seu perfil, num mini programa que chama de “Love Live Neurocience”, no qual aborda um tema diferente por semana sobre situações que a neurociência pode ajudar no nosso dia a dia.

 

Fernando Kimura

Site / Blog / Linkedin

Fernando faz parte da academia de Neuromarketing do Brasil. Palestrante profissional de Inovação, especializado em inovação em comunicação e neuromarketing.

Ele não é cientista, mas vem falando sobre como inovar e aplicar técnicas de neurociência ao marketing há uns bons anos. Sua palestra é cheia de referências interessantes e explicações que ajudam bastante na hora de pensar em estratégias. Hoje ele dá cursos sobre Inovação e Comunicação em Neuromarketing pelo Brasil e compartilha um pouco do seu conhecimento nos artigos que publica no blog 1001 ideias.

Erica Ariano

Facebook / Site / Linkedin

Erica também não é cientista, mas é louca pelo cérebro e comportamento humano e seu trabalho busca ligar ciência e negócios, para melhores resultados. Consultora, professora, coordenadora do Neurobusiness e colunista nas horas vagas, ela está sempre publicando coisas relacionadas a este universo, seja no Facebook (de maneira mais leve), no seu site It’s Business, na coluna para o Ideias de Marketing, ou também no seu Linkedin. Com certeza é uma pessoa que vale a pena acompanhar em pelo menos 1 destes canais.

Grupos no Facebook

Neurociência para todos

Este grupo já foi citado anteriormente, pois a responsável é a Carla Tieppo, mas vale o destaque aqui, com um pouco mais de detalhes.

Se você curte assuntos ligados ao cérebro, porque nós agimos de determinada maneira, entender como funcionam determinadas doenças, como a ciência pode ajudar a melhorar o aprendizado ou até mesmo nos ajudar a ser mais felizes, este é o grupo certo pra você!

Há publicações de artigos mais técnicos, mas há também temas muito legais e curiosos, sempre dá pra aprender algo. A Carla está sempre de olho e comentando e/ou tirando dúvidas dos participantes, então é praticamente um grupo de estudos fechado. Vale muito a pena.

Neurobusiness

Neuromarketing, Neurovendas, Neuroliderança, Neurocoaching. Estes são os 4 pilares dos assuntos abordados neste grupo. O bom é que este grupo é um pouco mais focado na nossa área e menos em ciência.

É claro que uma vez ou outra e há assuntos um pouco fora, mas no geral, há coisas interessantes; também sempre dá para absorver algo das publicações e compartilhar e/ ou perguntar algo aos participantes.

Empresas

ForeBrain

A Forebrain foi a primeira agência brasileira que conheci com este viés de neuromarketing. Entre no site e se prepare pra investir algumas horas passeando pelo material eles disponibilizam. Se você é do Rio de Janeiro, também poderá participar dos workshops.

Eles também mantém um blog sempre atualizado com conteúdos rápidos e cheios de dicas sobre neuromarketing, mas o destaque que dou aqui é para a aba “conteúdos“: cases, webinars, reports (de pesquisas já feitas por eles) e ebooks, um rico e interessante material disponível com acesso gratuito. Vai por mim – se você está começando a mergulhar neste mundo, esta é uma ótima porta de entrada.

SalesBrain

A SalesBrain segue a mesma linha da agência citada anteriormente e foi uma das primeiras marcas que conheci de lá de fora. Quando a conheci, o conteúdo disponível era todo em Inglês. Hoje, é possível acessar coisas já em Português.

Apesar de também fornecerem um rico conteúdo gratuitamente, hoje investem em conteúdo pago, como venda de livros, palestras e workshops. Por isso, ps webinars e palestras já disponíveis são de 2012 e 2013 – um pouco defasado, mas ainda assim vale a pena assistir, pois serve como introdução a este mundo também.

Veículos: sites, blogs, revistas

Antes de tudo, fica a dica: além de reunir vários veículos no meu feed de notícias, eu configurei também o Google Alerts para me avisar sempre que tiver notícias com assuntos “Neuromarketing”, “Neurobusiness”, “Neurociência” e “Consumer Behavior”. As vezes chegam coisas bem interessantes, que não estão no feed – e você vai sempre alimentando!

Obs: a maioria das indicações são em Inglês, infelizmente tenho pouquíssimas fontes sobre este assunto em Português.

Scientific American

Assuntos diversos, mas muito interessantes e com alguns artigos bem aprofundados. Saúde, tecnologia, mente, educação… Aqui você vai encontrar coisas ligadas à psicologia, que ajudam a entender comportamento humano e também coisas específicas de neurociência. Vale muito a pena!

Discover Magazine – Science for the Curious

Preciso dizer mais alguma coisa, depois de ler o nome da própria revista? Ela toda é muito interessante, mas o destaque aqui vai para a categoria específica sobre Neurociência: Neuroskeptic. Você vai ler assuntos como a evolução da neurociência nos últimos 10 anos e o que ela gerou de mudança no mundo. Mas também vai ler matérias contando como os cachorros fofos interpretam (ou não) nossa linguagem que os cachorros fofos, além de reviews e dicas de livros pra se aprofundar mais neste mundo e outras coisas curiosas e que trazem conhecimento – pelo menos assunto nas rodas de conversa você vai ter!

The New Neuromarketing

Este é um site mais dinâmico. Digamos, que traduz os estudos da neurociência para a nossa realidade. Sua intenção é ser um espaço com insigths para a área de marketing, falando sobre os fundamentos do neuromarketing, pesquisas e como pode ajudar nas estratégias, campanhas e conversão. As dicas são válidas, claro, mas devemos sempre tomar cuidado com as verdades absolutas – não se esqueçam que estamos lidando com pessoas e não existe fórmula mágica para elas.

NMSBA – Neuromarketing, Science and Business Association

É uma associação, portanto espere artigos mais técnicos sobre a área, que defendem teses e explicam o porquê as coisas acontecem, como descobriram e etc. Ótimo para consultas, para entender mais a fundo sobre o tema e, claro para ter acesso a um conteúdo técnico, de uma fonte confiável e aprender de forma gratuita.

The Martin Lindstrom’s blog

Martin foi o cara que me fez me apaixonar por Neuromarketing, quando li seu livro “A lógica do consumo“. É claro que não posso deixar de indicar o blog dele para vocês acompanharem. Ele compartilha artigos próprios, matérias interessantes do que andou lendo por aí, previsões para o futuro, estudos de cases que ele faz, conclusões que enriquecem o dia a dia das marcas, enfim: é o mundo dele ali, exposto pra gente acompanhar, com uma linguagem que faz parte da nossa realidade.

The Neurocritc

Um blog simples de tudo, daqueles “caseiros”. Como o próprio nome já diz, é um espaço para “desconstruir as descobertas sensacionalistas mais recentes sobre o Imagens do Cérebro Humano, Neurociência Cognitiva, e Psico-farmácia”. Ou seja: é um conteúdo um pouco mais complexo e profundo, com argumentos sobre o porquê determinada tese está ou não errada.  O mesmo autor lançou também o The Neurocomplimenter onde, ao contrário do outro espaço, ele encontra e divulga as descobertas positivas para a área.

Mindblog

Mais um blog pessoal, mas bem interessante. O Deric é um biólogo que estuda biologia da mente e compartilha opinião e conclusões sobre as coisas que vê por aí, com um viés do comportamento humano. Aqui você não vai ler coisas específicas sobre neuromarketing, mas sim fatores ligados ao cérebro humano e o impacto disso no nosso comportamento em sociedade. Se você já leu e gostou dos livros do Malcolm Gladwell vai curtir este blog também.

Brain and Marketing Blog

Apesar do nome ser em Inglês, o blog é em Espanhol e é um compilado de coisas legais e interessantes sobre neuromarketing: matérias sobre assuntos atuais (Pokemón Go, por exemplo), infográficos, artigos sobre o papel do neuromarketing em grandes campanhas, técnicas de neuromarketing e como utiliza-las e etc. Um bom mergulho neste universo pra ficar de olho!

Estas são as dicas dos canais que eu sigo e deixo no meu feed de notícias. E vocês, tem mais alguma dica interessante pra compartilhar com a gente!

Bônus!

Curso de Planejamento com foco em Comportamento do Consumidor

Gostou? Se quer saber ainda mais no assunto, em breve teremos mais uma turma do curso que sou a curadora e também professora na Media Education. Falamos sobre antropologia de consumo, branding performance, comportamento em sociedade e claro: neuromarketing!

NEWSLETTER:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nosso email mensal com curadoria exclusiva de conteúdo, descontos para eventos e cursos, convites exclusivos para encontros e muito mais!

Author

Karen Oliveira

Consultora de Planejamento Digital na TopperMinds, fascinada por comportamento humano, viagens e música. Curadora e coordenadora dos cursos da Media Education.


Linkedin Facebook Twitter Instagram
Comentários:

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/mediae15/public_html/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons3/lib/modules/social-profiles/essb-social-profiles-helper.php on line 20

Send this to a friend