Por que o propósito deve ser o principal P do seu Marketing?

Produto, Preço, Praça e Promoção. Ok, os 4 Ps do Marketing são bases importantes para construir uma marca forte e definir uma estratégia de marketing para um negócio. No entanto, eu acredito que hoje esses 4 pontos não são mais suficientes para conquistarmos nosso público-alvo. Precisamos de Propósito.

Os tempos mudam. O mercado se transforma constantemente. A tecnologia sempre terá novidades incríveis e nós seremos cada vez mais exigentes. Tudo no mundo pode mudar, mas tem algo que se manterá firme e forte: sempre existirão pessoas, e no fim das contas as pessoas são o centro de absolutamente tudo. Ufa, que bom, e assim seja!

Vale lembrar que somos todos clientes! Marketing é feito por pessoas, entre pessoas, para pessoas. Empresas são as pessoas. Isso é óbvio, né? Mas, acredite, por vezes esquecemos de detalhes como este e de que máquinas funcionam, chaves giram, telefones tocam, internet existe e contratos são assinados simplesmente porque existem pessoas. Clientes!

E o perfil do consumidor atual é aquele que deseja se conectar verdadeiramente com as marcas, com algo maior do que ele mesmo e com algo mais profundo do que apenas produtos e serviços. Kotler fala sobre a era do Marketing 3.0, onde o novo Marketing está centrado no Ser Humano.

Veja algumas características do Marketing 3.0:

  • Objetivo: Fazer do mundo um lugar melhor.
  • Conceito de Marketing: Valores.
  • Diretrizes: Missão, visão, valores da empresa.
  • Proposição de valor: Funcional, emocional e espiritual.
  • Interação com consumidores: Colaboração um-para-muitos

Como começar a descobrir o Propósito

Bom, agora que passamos da parte teórica e mostrei um pouco sobre minha visão geral de Marketing e negócios, vou tentar resumir minha experiência e como de fato o Propósito se tornou o principal P do meu Marketing.

Assim como você, eu tenho várias paixões na vida: música, cachorro, gato, chocolate, pizza, coca zero, Nutella, surf, moto, e temas como comunicação, coaching, marketing e empreendedorismo. Um dia minha Coach disse: “Laíze, você é uma pessoa multi interessada”.

Vejo benefícios em ter multi interesses. Em geral, os profissionais de comunicação e marketing que conheço também são multitarefas, do tipo bombril, pau pra toda obra, faz tudo, múltiplas habilidades… Transitamos bem em segmentos variados, procuramos nos aperfeiçoar constantemente e aprender ferramentas novas.

Mas, há alguns anos havia um incômodo que eu não sabia o que era exatamente. Só tinha a certeza de eu sempre quis empreender de maneira mais profunda e que realmente fizesse sentido para mim e para as pessoas, para meus clientes.

Neste contexto, houve um ponto crucial na minha trajetória que eu tive que fazer uma escolha e focar naquilo que mais fazia sentido e que me trouxesse sustento. Foi decisivo.

Te digo com total tranquilidade: isso só foi possível porque um dia eu descobri, compreendi e escrevi pela primeira vez em um caderno o meu Propósito. E obviamente passei a cumpri-lo, pessoalmente e profissionalmente. Porque não adianta só descobrir, é necessário comunicá-lo e praticá-lo diariamente.

Se você ainda não definiu o seu Propósito e sente necessidade de fazer isso, vão aí 3 perguntas para você responder a si próprio e começar a mudar o rumo da sua carreira e do seu marketing:

  1. O que é que me incomoda e que está faltando para dar o pulo do gato?
  2. Qual Tema-Paixão faz meu coração bater forte e que martela na minha mente para que eu trabalhe dedicado a ele?
  3. Essa ideia incrível que eu tenho e que chega a me dar um friozinho na barriga é executável e interessante para as pessoas?

Pois, então, todas as suas respostas para esses três questionamentos estão diretamente ligadas ao seu Propósito, ou seja, o seu porque, àquilo que te move.

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”  – Simon Sinek

Assim que puder, assista esse vídeo do Simon Sinek no TED falando sobre o Círculo de Ouro. É um dos meus vídeos preferidos:

Eu passei pela fase desse autoquestionamento e sei o quão agoniante é ficar dando voltas e voltas e não chegar a um ponto de estabilidade e ter sempre a sensação de que “é só o começo” e de que meu marketing não tem nenhum diferencial.

Propósito é aquilo que faz você levantar todos os dias com prazer em fazer o que faz da forma como faz. É o seu porquê. É aquela motivação que você não sabe muito bem de onde vem. Ela existe e está aí. Você só precisa trabalhar com ela a seu favor!

  1. Afinal, qual é o meu Propósito?

Inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas.

  1. Como coloco em prática?

Por meio da minha missão: Desenvolver conteúdo original, estratégias criativas e autênticas de comunicação, marketing e relacionamento e ajudar empreendedores a descobrirem o verdadeiro propósito dos seus negócios.

  1. Quem eu sou e o que eu faço para ‘inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas’?

Sou autora do livro Marketing de Gentileza (um tema-paixão que transformei em negócio), sou empreendedora, jornalista, pós-graduada em Comunicação Corporativa, diretora fundadora da Angorá Comunicação, consultora de Comunicação e Marketing Digital com foco em Relacionamento com o cliente, palestrante, empreteca, Life Coach e Analista de Perfil Comportamental DiSC formada pela SLAC.

Atualmente, o meu principal projeto é o Marketing de Gentileza e com ele ajudo empresas a serem mais humanizada e queridas pelas pessoas. Acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. É sobre relações humanas. Nas palestras e treinamentos, eu mostro como otimizar o relacionamento e atendimento na internet com os clientes, além de mostrar como ter um propósito bem definido e alinhado com o marketing.

Como comunicar o Propósito do seu Marketing?

Exatamente como eu acabei de fazer nestas três perguntas e respostas acima, sempre nesta ordem: Qual o meu propósito, Como eu coloco em prática e O que eu sou. Simon Sinek nos ensina a fazer isso por meio do Círculo de Ouro, ou seja, a comunicar de dentro para fora e não da maneira mais óbvia como a maioria faz, de fora para dentro.

Não é uma tarefa fácil, mas também não é difícil quando se tem um Propósito bem definido. Ou seja, trabalhe para descobrir um Propósito verdadeiro (o seu Porquê), preencha o seu Círculo de Ouro, como segue na imagem abaixo, e comece a inserir sua mensagem-chave na sua comunicação. Você colherá bons frutos.

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Author

Laíze Damasceno

Fundadora do projeto Marketing de Gentileza e diretora fundadora da Angorá Comunicação.


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